Intolerância a lactose em Bebês

by - maio 29, 2012



Oie gente a matéria de hoje é Intolerância a Lactose em Bebês...
Bom...posso falar sobre esse assunto com certa intimidade, pois aos 15 dias de nascida minha filha apresentou sintomas que levaram a esse diagnóstico...porém a intolerância que minha filha tem é leve....não tive maiores problemas,além da dieta forçada  que tive que seguir por ainda está amamentando, ou seja, estou de dieta de lactose a exatos 1 ano e 1 mês e 20 dias...


Hoje quero falar um pouco sobre a intolerância e mostrar um pouco do que eu e minha filhota comemos...


O que é Intolerância a lactose?


Pessoas que têm intolerância à lactose não produzem a enzima lactase em quantidade suficiente. A lactase é a enzima responsável pela digestão do principal açúcar do leite, a lactose. 
É até comum a ocorrência de uma intolerância transitória à lactose após diarreias infecciosas mais intensas, pois parte da capacidade de produção da enzima fica perdida pela mucosa que foi agredida por um agente infeccioso, viral ou bacteriano.


Quais são os sintomas?


Uma pessoa com intolerância à lactose pode sofrer de diarreia, dores de barriga, inchaço ou gases de meia hora a duas horas depois de tomar leite (qualquer tipo, até o materno) ou de consumir algum tipo de derivado de leite. 
Há pessoas intolerantes à lactose que só passam mal quando tomam leite, mas que suportam bem os outros derivados, como queijo e iogurte. Sorvete à base de leite costuma provocar sintomas mais fortes. 
E há pessoas mais sensíveis, que já se sentem mal só com um pouquinho de leite ou derivados. Se seu filho mostra sinais de desconforto sempre depois de mamar, converse com o pediatra e levante a hipótese da intolerância. 





Há um jeito de diagnosticar com certeza a intolerância à lactose?


O diagnóstico muitas vezes é feito só de forma clínica, ou seja, observando os sintomas. Se o médico sugerir eliminar por alguns dias a lactose da alimentação da criança e os sintomas desaparecerem, provavelmente estará estabelecido que se trata de intolerância (ou alergia, que pode ter sintomas parecidos). Existem exames para medir a absorção de lactose, mas eles são desagradáveis e trabalhosos (incluem várias retiradas de sangue no mesmo dia, por exemplo), por isso muitos médicos acham desnecessário realizá-los. 

Existe tratamento para a intolerância à lactose? 


Para bebês, o único tratamento é evitar os derivados de leite. Se você amamenta, terá de evitar também esses produtos. Fique de olho porque às vezes há leite em produtos que você não imagina. Leia as embalagens. 
E tenha em mente que a intolerância à lactose é diferente da alergia. Na alergia, a reação acontece a qualquer contato com a substância. Na intolerância, a quantidade conta. Por isso, há crianças que podem tomar um copo ou mamadeira de leite sem passar mal, desde que não abusem, e outras que já sentem dor de barriga só de provar um brigadeiro. 

Veja aqui alguns dos alimentos que eu e Júlia consumimos:



Produtos encontrados em qualquer supermercado com preço acessíveis... 


Está matéria está resumida, mas você pode vê-la completa no site Baby Center, ou no site Sem Lactose.

De qualquer forma se você suspeita que seu Bebê possa ter sintomas parecidos com os da intolerância procure imediatamente seu pediatra para começar o tratamento o quanto antes....
Eu percebi bem cedo, apesar de Júlia não apresentar muitos sintomas, pois minha filha nunca teve cólicas, e assim pude começar o tratamento. A pediatra dela, Drª Aciolina, uma médica experiente e muito conceituada, disse, que no caso dela, tem cura, basta seguir o tratamento direitinho.

Espero ter ajudado de alguma forma...











You May Also Like

0 comentários


Obrigada por comentar, que bom ter você aqui...
Em breve retornarei a visita.

Voltem sempre


Um beijo e um sorriso

Instagram