Viva os mestres do riso!
Quem não conhece aquela figura fantasiada, colorida, alegre, que no tempo de criança nos fazia rir?! Assim acostumei guardar na minha memória cenas agradáveis do que seja um palhaço, vestidos de roupagem folgada e colorida, com cara pintada com ou sem máscara, que por si só, fazia-nos rir antes mesmo de contar suas palhaçadas.
Alegres, tristes, rabugentos, brincalhões, mímicos. Não importa o tipo, os palhaços sempre fazem a alegria de diversas gerações, do mais novo ao mais velho. É ele que, com suas palhaçadas, faz o agente esquecer os problemas do dia-a-dia. Além do mais, principalmente, as crianças, vão ao circo só para os verem. Os palhaços plantam riso e alegria na alma da gente.
Para comemorar esta alegria, se comemora no dia 10 de Dezembro o Dia do Palhaço. A data foi criada por uma companhia paulistana, em 1981, e ao longo do tempo passou a ser festejado em diversas cidades do país. O objetivo é divulgar o trabalho desses artistas, cuja versatilidade ultrapassa os picadeiros e pode transformar os mais diversos ambientes.
Apesar de se apresentarem de diferentes formas, ser palhaço é muito mais do que pintar a cara e fazer palhaçada. Ser palhaço é uma questão de dom além de ser, essencialmente, uma arte. Justamente por ser trabalho de artista.
Parabéns a todos os palhaços,
em especial aos Maranhenses que fazem à alegria da gente.
0 comentários
♡
Obrigada por comentar, que bom ter você aqui...
Em breve retornarei a visita.
Voltem sempre
♡
Um beijo e um sorriso