Hoje a dica de nutrição é ?

by - dezembro 07, 2015



Olá ... 


Ao fim desse semestre do meu curso de Nutrição minha professora de Tecnologia de alimentos, Hérica Polyana fez uma Amostra Tecnológica na faculdade e nos deixou a vontade para escolhermos um item regional diferenciado para que fizéssemos uma receita inusitada.



*Detalhe dos aventais e toucas retrô que eu fiz e que vou ensinar em um próximo post.


Minha equipe optou pela jaca,em especial seus caroços.


Muita gente não gosta de jaca por ser uma fruta "feia" ,de cheiro forte e sabor característico, mas a maioria das pessoas não tem noção dos benefícios dessa fruta maravilhosa e de seus caroços.

Você joga os caroços da jaca fora??
NÃO...não faça isso!!!


Ao contrário do que muitos pensam o caroço da jaca tem propriedades incríveis.

Ele é indicado para:

  •  Anemia ferropriva por conter um alto teor de ferro. 
  • Cicatrização - Além funcionar como um cicatrizante natural, a descoberta da substância KM+ na semente da jaca pode ajudar, e muito, a diminuir o sofrimento das vítimas de queimaduras. KM+ é uma proteína da classe das lectinas.

  • As sementes de jaca possuem um anticorpo muito importante chamado jacalina, que protege o organismo de várias doenças e está presente até no leite materno.


Do caroço da jaca fizemos bolo e biscoitos que ficaram simplesmente deliciosos. 



Vamos falar agora da polpa da jaca....Hum

Docinha, suculenta e cheia de benefícios pra saúde.
A polpa da jaca contém uma quantidade elevada de nutrientes como vitaminas,minerais, eletrólitos, fitonutrientes , carboidratos, fibra, gordura e proteína...ufaaa....além disso tudo é uma ótima fonte de calorias ,mas não contém nem gorduras saturadas, nem colesterol.

Benefícios da polpa de Jaca para:
 Imunidade: Jaca contém uma excelente fonte de vitamina C. Com a vitamina C e os antioxidantes que aumenta a função do sistema imunológico.

Energia: Jaca contém alta quantidade de carboidratos e calorias. Ela também contém uma boa quantidade de açúcar simples, como frutose e sacarose, assim, fornecer um impulso rápido de energia.

Proteger do Câncer : Jaca é uma fonte rica de antioxidantes, fitonutrientes e flavonóides . que o tornam altamente benéfico para proteger do câncer. Jaca protege de cólon, pulmão e câncer de cavidade oral.

Manter a pressão arterial: Jaca contém boa quantidade de potássio. O potássio é necessário para manter o nível de sódio baixo. Também com a alta de potássio é necessário para manter o nível de fluido ou seja, para o equilíbrio eletrolítico. Assim, ajuda a baixar a pressão arterial e reduz o risco de derrame e ataque cardíaco.



Melhorar a digestão: Jaca contém boa quantidade de fibras dietéticas que torna laxante granel. Assim, melhora a digestão e previne a constipação.

Benefícios da Jaca para Saúde dos Olhos: Jaca contém vitamina A, um nutriente importante para a saúde dos olhos. Ele aumenta a visão do olho e proteger contra os radicais livres.

Benefícios da Jaca para Saúde da Pele e Envelhecimento: Antioxidantes encontrados na jaca provaram destruir radicais livres para retardar o processo de envelhecimento. Pessoas que comem alimentos ricos em antioxidantes têm efeito de retardar o envelhecimento natural. Então jaca prova ser melhor alimento para retardar o processo de envelhecimento do que o natural. Também comer jaca mantém o nível de hidratação da pele alto e proteger de doenças de pele.


Benefícios da Jaca para Asma: A Jaca já foi provada o quanto é benéfica para pacientes com asma.
Benefícios da Jaca para Saúde óssea : Jaca contém alta quantidade de cálcio, que fortalece e promove a saúde dos ossos.
Benefícios da Jaca para Anemia: Jaca contém vitaminas como as vitaminas A, C, E, K, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico, vitamina B6 e de minerais como cobre, manganês e magnésio, que são importantes para a formação do sangue. Também devido à rica vitamina C, jaca aumenta a capacidade do corpo de absorver ferro. Assim, é eficaz para prevenir e curar a anemia.

Da polpa da jaca fizemos doce com leite light e recheio do bolo.


 Já deu pra perceber a quantidade e qualidade dos benefícios da jaca para saúde,então chegou a hora de você incluir essa fruta deliciosa ao seu cardápio...vamos aproveitar que a época da fruta coincide com o calor do verão: de novembro a fevereiro.  

É isso...deliciem-se.

E até mais...






You May Also Like

4 comentários

  1. Passando pra falar que adoro seu blog. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha. Gosto muito de jaca, e quantos benefícios ela possui, né? Amei...
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Dedy.... antes de estudar sobre ela não imaginava tantos benefícios assim...
      Que bm tê-la aqui amiga...sdds...

      Bjoo

      Excluir


Obrigada por comentar, que bom ter você aqui...
Em breve retornarei a visita.

Voltem sempre


Um beijo e um sorriso

Instagram